top of page

Suinocultura

         Se você está pensando em iniciar uma criação de suínos, é primordial saber como montar um chiqueiro de porco passo a passo. Engana-se quem pensa que esses animais devem ficar na lama ou em locais com pouca estrutura. Os porcos são animais que gostam de locais limpos e bem cuidados.

         Primeiramente, é preciso delimitar o espaço em que será construído o chiqueiro. De preferência, escolha um local que abrigue a obra e conte com uma área gramada para os porcos brincarem.

         Segundo especialistas, é indicado soltar os porcos (principalmente os jovens) sempre antes de limpar o chiqueiro. Assim, você tem maior comodidade no trabalho e eles podem se exercitar.

         Todo esse espaço deve ser plano e estar cercado, tanto para evitar a fuga do porcos quanto para que não tenham contato com outros bichos, como patos ou galinhas – embora convivam tranquilamente juntos. Isso é importante para a organização de sua chácara também.

         O chiqueiro pode ser de alvenaria (com blocos de concreto), de tijolos ou madeira. O tamanho depende de quantos porcos você deseja criar. Lembre-se que esses animais são prolíferos e uma única cria pode gerar mais de cinco filhotes. Sendo assim, o espaço deve ser suficiente para abrigar a todos confortavelmente.

        Além disso, o chiqueiro deve contar com divisões, principalmente para separar uma fêmea durante a amamentação ou para evitar que dois machos fiquem no mesmo local. Cada um desses “cômodos” deve contar com cocho para alimentação, espaço para água e um local para as fezes. Quanto mais organizado, melhor.

        A parte principal, todavia, é o canal de drenagem da água, afinal, você deve lavar o chiqueiro diariamente. Com isso, é exigido um piso de concreto para facilitar a limpeza, além de torneiras instaladas próximo ao local. O telhado também precisa ser resistente, além de um espaço arejado e boa iluminação.

bottom of page